Especialista da área de Compras é peça-chave para o desenvolvimento contínuo das atividades da empresa
Para produzir mais e melhor, é fundamental que a indústria disponha de máquinas, ferramentas e insumos de qualidade. Responsável por buscar estas soluções no mercado, o comprador exerce uma função estratégica na empresa; afinal, o resultado financeiro obtido por meio das vendas é também consequência direta de compras eficientes.Sabendo da importância deste profissional para o desempenho positivo de qualquer indústria, é comum que os empresários se perguntem: Qual o perfil ideal para este cargo? De que forma é possível selecionar adequadamente profissionais para a área de Compras? Quais as perspectivas de mercado para este departamento da empresa?
Para responder estas e outras dúvidas, a Revista O Mundo da Usinagem conversou com especialistas desta área e consultores de recrutamento. Vamos conhecer melhor a profissão de comprador industrial.
Multifuncional
“Atualmente, a função de comprador industrial tende a integrar as áreas de Suprimentos e Logística da empresa e suas atribuições abrangem toda a movimentação de materiais”, informa Denise Retamal, diretora da RHIO’S Recursos Humanos – empresa de consultoria especializada no segmento industrial. “É ele o responsável pela compra e pelo recebimento de matéria-prima, peças e equipamentos e pela administração do estoque”, adverte.Compradores devem buscar fornecedores com visão e procedimentos alinhados aos de sua empresa
Outra missão deste profissional é estabelecer a comunicação entre os clientes internos – colaboradores da empresa, que indicam os itens a serem comprados – e os fornecedores, atendendo as solicitações de ambos de forma satisfatória. Danilo Angeli, gerente de Logística da Sandvik Tooling, acrescenta que é responsabilidade do comprador industrial realizar follow up, ou seja, manter o contato constante com os fornecedores para garantir o cumprimento de prazos e normas de qualidade durante um processo de compra.
“Outro procedimento que distingue o comprador eficiente é o monitoramento do mercado por meio de categorias-chave. Com este acompanhamento fica mais fácil encontrar o fornecedor certo para o produto solicitado, agilizando os processos de compra”, ensina o gerente.
O valor das habilidades
Conhecer as peculiaridades do mercado em que a empresa atua é o primeiro passo para que o comprador consiga desempenhar sua função com excelência. Muitas vezes o cliente interno poderá solicitar um produto específico do segmento, e só um profissional que conheça os detalhes deste determinado setor industrial conseguirá atender o pedido de forma eficaz.De acordo com Andreia Simas, compradora da Mercedes-Benz do Brasil, saber negociar é essencial nesta profissão. “Os vendedores estão sempre muito bem preparados para a negociação. Por isso, devemos ter nossos objetivos bem alinhados na hora da compra, para que a transação traga bons resultados à empresa para a qual trabalhamos”, justifica.
Danilo Angeli acrescenta mais uma habilidade importante para o profissional de Compras: saber administrar prioridades. “Além de planejar estrategicamente as negociações, é necessário que o comprador administre da melhor forma possível as prioridades de compra, de forma que as demandas da empresa sejam supridas periodicamente”, esclarece.
Flexibilidade e dinamismo são os itens que completam a lista de características indispensáveis a um comprador, pois este profissional geralmente precisará saber lidar com a grande diversidade de materiais disponíveis no mercado e também com eventuais urgências que possam surgir. Como destaca Denise Retamal, “o comprador deve buscar constantemente soluções criativas e inovadoras para suprir as solicitações dos clientes internos. Desta forma, a empresa lucrará mais e todos os colaboradores serão beneficiados”.
Rastreando talentos
Contratar um comprador que detenha todas estas habilidades exige da organização uma boa dose de determinação durante o recrutamento. Para isso, o ideal é que se possa contar com o apoio de uma empresa especializada nesta atividade.Após realizar uma pesquisa profunda sobre os melhores profissionais que atuam no segmento específico da empresa-cliente, a RHIO’S Recursos Humanos desenvolve seus processos de Recrutamento e Seleção de candidatos por meio de nada menos que nove etapas. Em seus processos, são avaliadas diversas particularidades dos profissionais, como conhecimentos técnicos específicos, domínio de idiomas, habilidades sociais em ambiente corporativo, características sócio-culturais e adequação do perfil geral dos candidatos ao perfil da empresa-cliente e de seus gestores. “Ao final dos processos, definimos um ou dois, ou até três profissionais sob medida ao cargo de comprador, que serão encaminhados para entrevistas finais com a empresa contratante”, detalha Denise Retamal. “Um relatório completo sobre tais candidatos, incluindo a recomendação da RHIO’S sobre o melhor perfil indicado pela consultoria é enviado ao gestor da área, que entrevistará os finalistas e decidirá quem conquistará a vaga”.
Durante o processo de seleção, existem pré-requisitos que colaboram para que o candidato tenha mais chances de ocupar o cargo. A formação superior é um destes diferenciais. Geralmente os profissionais que atuam na área de Compras apresentam formação em Administração de Empresas, Comércio Exterior, Logística ou Finanças Corporativas. Por isso, para concorrer à vaga de comprador dentro de uma indústria, dependendo da necessidade de conhecimento dos processos da empresa, leva vantagem quem tem graduação em Engenharia. “Um comprador que conheça bem as especificidades técnicas da empresa conseguirá selecionar o produto a ser comprado com maior rapidez”, avalia o gerente.
Em alguns casos, o profissional de Compras somente encontrará o produto solicitado em outros países. Em virtude desta condição, o domínio do idioma inglês e de uma terceira língua é muito importante. Outra questão que agrega valor ao postulante é o domínio de softwares específicos de sua atividade. “Um candidato que consiga se comunicar em outros idiomas e que tenha conhecimento dos programas utilizados na área de Compras terá maiores chances de ser contratado”, ressalta Denise Retamal.
Interação positiva
O relacionamento entre a área de Compras e fornecedores tem se fortalecido nos últimos anos, pois as empresas identificaram que, trabalhando juntos, os profissionais destas duas frentes conseguem encontrar melhores soluções de negócio. “Muitas organizações estão adotando o conceito de Lean Thinking, uma filosofia organizacional que busca a maximização do valor por meio da contínua eliminação de desperdícios. Desta forma, comprador e fornecedor devem trabalhar em conjunto pelo melhor custo–benefício”, analisa Angeli.Na Mercedes-Benz, novo processo para fornecimento de produtos melhorou resultados da área de Compras |
A procura por fornecedores qualificados no mercado industrial também faz parte da rotina de um comprador. Para otimizar este processo, novos processos têm surgido, como os métodos e-procurement e benchmarking. O primeiro refere-se a uma ferramenta eletrônica de cotação de preços destinada a compras corporativas. Por meio do e-procurement, os compradores gerenciam seus pedidos e solicitam cotações pela Internet, procedimento que agiliza os processos de compra.
Já o benchmarking pode ser definido como um processo de identificação de referenciais de excelência que pode ser aplicado em diferentes áreas de uma mesma empresa, ou em áreas semelhantes de empresas parceiras. “Após a análise dos procedimentos de uma área, a outra empresa aplica as soluções positivas que considera pertinentes aos seus negócios, sempre com o objetivo de aprimorar suas atividades”, explica Danilo Angeli.
Escalada profissional
Toda indústria necessita identificar e adquirir uma série de materiais e equipamentos para a fabricação de seus produtos. Para atender a estas solicitações, é preciso estruturar uma equipe de Compras eficiente. Denise Retamal aponta a hierarquia presente nesta área: “Geralmente, o cotasetor de Compras de uma indústria comporta seis cargos: auxiliar, assistente e analista de Compras, comprador, coordenador de Compras e gerente de Suprimentos”.Novos processos têm surgido para otimizar o processo de compras, como os métodos e-procurement e benchmarking
Na montadora Mercedes-Benz do Brasil, o setor de Compras é dividido em duas sub-áreas: Produtiva e Indireta; além da área de suporte de Compras. “Ao todo, 94 profissionais são responsáveis por estas solicitações, que englobam desde produtos para a manutenção e infraestrutura da fábrica até soluções classificadas como investimentos – produtos químicos, ferramentas e equipamentos”, detalha Andreia Simas.
Sobre as perspectivas profissionais para Compras, Denise Retamal afirma que a tendência é de grande crescimento para os compradores da indústria. “Hoje as empresas que mais crescem são aquelas que apresentam diferenciais competitivos e qualidade em seus produtos e serviços. Assim também ocorre com os compradores industriais, pois é o conhecimento técnico específico que garantirá sua ascensão profissional”, conclui a especialista em recrutamento.
Sula Zaleski
Jornalista
Obrigada pela ajuda que essa matéria me proporcionou.
ResponderExcluirDeus te abençoe.
Monica