A logística integrada se destaca pela capacidade de alcançar, simultaneamente, dois objetivos aparentemente conflitantes: melhoria dos serviços e redução de custos.
O gerenciamento logístico é um conceito orientado para o fluxo, como objetivo de integrar recursos ao longo de todo o trajeto, que se estende desde os fornecedores até os clientes finais. É desejável portanto que exista um meio de avaliar os custos e o desempenho deste fluxo.
Benchmarking do serviço logístico.
O procedimento do benchmarking serve para medir o desempenho de uma organização em relação aos concorrentes e outros não-concorrentes. É a busca de oportunidade para ganhar vantagem competitiva, através da liderança da prestação de serviço, identificando oportunidades para adoção de estratégias.
Na prestação de serviços esta abordagem de benchmarking segue um processo de cinco passos:
Na prestação de serviços esta abordagem de benchmarking segue um processo de cinco passos:
1º PASSO - Defina a arena competitiva, isto é, com quem somos comparados pelos nossos clientes e com quem queremos ser comparados?
2º PASSO - Identifique os componentes-chave dos serviços aos clientes, tal como ele são vistos por si próprio.
3º PASSO - Estabeleça a importância relativa destes componentes de serviço aos clientes.
4º PASSO - Identifique a posição da companhia nestes componentes-chave dos serviços em relação à concorrência.
5º PASSO - Analise os dados para verificar se o desempenho dos serviços combina com as necessidades requeridas pelos clientes.
Os tipos de problemas que devem ser observados ao se fazer o Benchmarking do fornecedor e do distribuidor são os seguintes:
Os tipos de problemas que devem ser observados ao se fazer o Benchmarking do fornecedor e do distribuidor são os seguintes:
• disposição para trabalhar como parceiros;
• comprometimento com a melhoria contínua;
• aceitação da inovação e mudança;
• enfoque na redução do tempo total do processo;
• utilização de procedimentos de gerenciamento da qualidade;
• utilização de processos de benchmarking regulares e formais;
• a flexibilidade é vista como objetivo principal no planejamento dos sistemas logísticos;
• seus funcionários compartilham do conceito de valor percebido pelo cliente?
• eles procuram ativamente melhorar a comunicação conosco?
• sua liderança enfatiza o gerenciamento da qualidade total como premissa?
Medindo os custos e o desempenho da logística
A necessidade de adoção pelas companhias de uma abordagem integrada para o gerenciamento de informações dos custos, da produção até a distribuição, desencadeou mudanças nos sistemas convencionais da contabilidade de custos, deixando para trás sua metodologia tradicional, com o objetivo de identificação dos reais custos de produção até a sua distribuição final.
A necessidade de adoção pelas companhias de uma abordagem integrada para o gerenciamento de informações dos custos, da produção até a distribuição, desencadeou mudanças nos sistemas convencionais da contabilidade de custos, deixando para trás sua metodologia tradicional, com o objetivo de identificação dos reais custos de produção até a sua distribuição final.
A falta de informações sobre custos é uma das maiores causas para a dificuldade que muitas companhias têm no processo de adoção de uma abordagem integrada para a logística e para o gerenciamento de distribuição. Os sistemas convencionais agrupam os custos em categorias amplas agregadas, não permitindo a realização de uma análise mais detalhada, necessária para identificação dos custos verdadeiros da prestação de serviço ao cliente, numa variedade de produtos. Sem esta facilidade para analisar dados de custos agregados, fica impossível revelar o potencial de negociação que pode existir dentro do sistema logístico.
Fatores que influenciam nos custos de uma operação logística
Dimensionamento de operações de carga e descarga:
Determinação do número de docas, número e tipo de empilhadeiras, área de preparação de carga etc.
Dimensionamento de estoque:
Determinação de estoque de segurança e estoque base em sistemas multi-elos (centros de distribuição centrais e regionais), considerando incertezas nos suprimentos de matérias-primas e na demanda pelos produtos e sua conseqüência sobre o nível de serviço prestado: Onde os estoques devem estar localizados? Centralizados ou distribuídos nas pontas. Qual o custo de atender nossos clientes com 95% de disponibilidade de produto? E 98%?
Estudo de movimentação de material:
Avaliação da relação custo/benefício da implantação de novos equipamentos e novas tecnologias como esteiras, transelevadores, sistemas automáticos de picking etc.
Sistema de transporte:
Determinação de frota ideal em termos de número e tamanho de veículos, considerando o perfil de pedidos a serem entregues, a duração das viagens e tempo de carga e descarga e o resultado sobre a utilização dos veículos, tempo de atendimento etc.
Fluxo de Produção:
Dimensionamento de equipamentos e de estações de trabalho. Avaliação de diferentes configurações de recursos: células de produção, linhas especializadas etc.
Serviços de atendimento em geral:
Como número de PDV's em supermercados, caixas de atendimentos em bancos etc.
Reigle F. Fernandes
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