No mercado industrial, o processo de compra sempre é iniciado a partir do reconhecimento de uma necessidade geralmente caracterizada pelo departamento técnico ou de produção. Com ou sem a Internet, na esmagadora maioria das vezes, a iniciativa da compra é da empresa compradora, que vai à busca de produtos e equipamentos que atendam a suas necessidades em caso de investimentos ou manutenções.
O modelo tradicional das compras industriais prevê sete passos:
Reconhecer e definir a necessidade;
Coletar informações e desenvolver o projeto;
Pesquisar produtos e fornecedores;
Avaliar produtos e fornecedores;
Solicitar orçamento;
Fazer lista de fornecedores aprovados;
Encaminhar o pedido de compras. Com a ajuda da Internet, o ciclo de compras mudou: o primeiro passo continua igual, mas os compradores chegam mais rápido ao estágio de identificar e selecionar fornecedores.
O novo modelo é constituido de:
Reconhecer e definir necessidade;
Coletar informaçõese desenvolver projetos, pesquisar produtos e fornecedores, avaliar produtos e fornecedores, solicitar orçamentos, fazer lista de fornecedores aprovados e encaminhar pedido de compra. Tudo utilizando uma unica ferramenta, a INTERNET. As facilidades oferecidas pela rede "compactaram" os seis passos restantes, reduzindo o tempo de cada um e o intervalo de tempo entre eles.
Ou seja, a Internet "turbinou" o processo, dando aos compradores acesso à informação e novas possibilidades de interação com os fornecedores. Ao invés de permanecerem sentados, esperando que os fabricantes respondam a suas solicitações, eles são proativos e vão à busca do que necessitam.
O modelo tradicional das compras industriais prevê sete passos:
O novo modelo é constituido de:
Ou seja, a Internet "turbinou" o processo, dando aos compradores acesso à informação e novas possibilidades de interação com os fornecedores. Ao invés de permanecerem sentados, esperando que os fabricantes respondam a suas solicitações, eles são proativos e vão à busca do que necessitam.
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