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Meu nome é DAVI CARVALHO DA ROCHA,35 anos - Solteiro, moro atualmente com meus pais, tenho uma filha de 7 anos. Gosto de malhar, jogar futebol, dançar, curtir a família e ler. Pós-Graduado: - MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS - Faculdade UNA - Julho/2011. - MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Faculdade UNA - Dez/2010, Graduado em GESTÃO LOGÍSTICA pela Faculdade Pitágoras - Dez/2009. Idiomas - Curso de Inglês - 6º período, (conclusão Dez/2013) - Number One. Minhas experiências profissionais, encontram -se no link ao lado "Meu cirriculum".

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sexta-feira, 15 de abril de 2011

A IMPORTANCIA DO PLANO DIRETOR LOGÍSTICO COM FOCO EM RESULTADOS

Autor: Angelo Martin Junior

Na grande maioria dos casos, quando se desenvolve o Planejamento Estratégico de uma companhia com perfil industrial, se estabelece um Plano Diretor que dará sustentação à visão de crescimento e à necessidade de sua respectiva infraestrutura. Entretanto, o foco principal desse Plano Diretor normalmente se dá na área de produção e suas utilidades, relegando o processo logístico a uma segunda etapa.

Para um Plano Diretor estar completo, ele deve contemplar não só a potencialização da geração do produto de valor agregado, mas também toda a estruturação da cadeia de abastecimento, incluindo o fluxo de movimentação interna, o que torna os processos de alto desempenho.

Com isso nasce o Plano Diretor Logístico, que é um desmembramento do Plano Diretor Mestre com a visão clara das necessidades de melhorias e/ou investimentos dos processos de In Bound e Out Bound, da racionalização dos fluxos logísticos internos para atingir as metas determinadas no Planejamento Estratégico e, ainda, da busca por custos de servir competitivos diante de um mercado em constante mudança, com foco no desenvolvimento de ciclos de processos cada vez mais enxutos.

O mercado atravessa um momento de grande aquecimento, novos players, alta competitividade, marcas próprias para o grande mercado varejista, regionalização de marcas... Tudo isso torna cada vez mais desafiador a relação dos custos do processo logístico para empresas que querem expandir territorialmente seus negócios.

Por ser o segundo maior custo dentro da cadeia produtiva, perdendo apenas para o processo de “transformação”, ou seja, os custos de produção, o processo logístico precisa ser estudado criteriosamente para se transformar num diferencial competitivo inspirado pela criatividade, flexibilidade no uso de modais alternativos além do rodoviário, políticas de estoque e controle de inventários que tornem os custos financeiros de armazenagem menos impactantes no capital de giro da empresa, além da necessidade de redução de movimentação desnecessária dos produtos (espaços, layouts, operadores logísticos) que levam a um volume sensível de avarias que geram custos de retrabalho, quando não, à perda do produto.

Com isso, o Plano Diretor Logístico deve fazer parte integrante do Plano Diretor Mestre de uma companhia, de modo que o Planejamento Estratégico por ela desenvolvido tenha o seu resultado dentro da maior eficácia possível, garantindo alta competitividade e, consequentemente, a perpetuidade do negócio.

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